2 Dicas fitness sobre nutrição esportiva e performance

As dicas a seguir o ajudarão a manter o combustível de carboidratos para que você possa se manter energizado e ter o melhor desempenho:

 

Comece seu exercício ou competição com músculos carregados de glicogênio comendo carboidratos por pelo menos vários dias antes do evento.

Para repor a energia e retardar a fadiga, coma carboidratos adicionais quando fizer exercícios ou competir por mais de uma hora.

 

Proteínas

As proteínas devem fornecer cerca de 12% a 15% de suas calorias diárias. As proteínas são encontradas em muitos alimentos, incluindo:

 

  • Peixe
  • Aves
  • Ovos
  • Feijões
  • Nozes
  • Lacticínios

 

As proteínas dão ao corpo o poder de construir novos tecidos e fluidos, entre outras funções. Seu corpo não pode armazenar proteína extra, então ele a queima para obter energia ou a converte em gordura. A quantidade de proteína de que você precisa depende, em parte, de:

  • Nível de aptidão. Pessoas fisicamente ativas precisam de mais proteínas do que aquelas que não praticam exercícios. Você também precisa de mais proteína ao iniciar um programa de exercícios.

 

Tipo, intensidade e duração do exercício. Atletas de resistência geralmente queimam proteínas como combustível, assim como os fisiculturistas e outros atletas que realizam atividades intensas de fortalecimento.

 

  • Calorias diárias totais. Seu corpo queima mais proteínas se você não consumir calorias suficientes para manter seu peso corporal. Isso pode acontecer se você comer muito pouco ou se exercitar demais.

 

  • Ingestão de carboidratos. Seu corpo pode usar proteína para obter energia se você se exercitar com baixos níveis de glicogênio muscular ou se fizer sessões de treinamento repetidas sem comer mais carboidratos. Quando você começa com glicogênio muscular suficiente, a proteína fornece cerca de 5% de sua energia; caso contrário, pode fornecer até 10%.

 

Ja sobre outro macronutriente como gordura, Bruno Rodrigo, nutricionista esportivo florianopolis e fundador da BR da Nutrição fala o seguinte…

 

 

Gorduras

As gorduras não devem fornecer mais do que 20% a 30% de suas calorias diárias. As gorduras saturadas vêm de alimentos de origem animal, como carnes, ovos, leite e queijo. As gorduras insaturadas são encontradas em produtos vegetais, como óleo de milho.

 

Seu corpo precisa de pequenas quantidades de gordura para certas funções críticas e como fonte de energia alternativa à glicose. Comer muita gordura, entretanto, está associado a doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e outros problemas graves de saúde. Além disso, se você está comendo muita gordura, provavelmente significa que você não está comendo carboidratos suficientes.

 

A maneira como seu corpo usa a gordura para obter energia depende da intensidade e da duração do exercício. Por exemplo, quando você descansa ou faz exercícios de intensidade baixa a moderada, a gordura é a principal fonte de combustível. Conforme você aumenta a intensidade do exercício, seu corpo usa mais carboidratos como combustível. Se o seu corpo esgota o suprimento de glicogênio e você continua a se exercitar, você queimará gordura para obter energia, diminuindo a intensidade do exercício.