A taxa contínua é um custo indispensável para o franqueado ao administrar um negócio.

Veja agora
Seu valor pode ser calculado de várias maneiras. –Pode ser uma taxa na forma de uma porcentagem do volume de negócios líquido ou na forma de um montante fixo, ou seja, um valor fixo e pfranquiaterminado. Um montante fixo é geralmente aplicado em conceitos de franquia que operam em pequena escala, por exemplo, em gastronomia móvel, e naqueles em que é difícil para o franqueador verificar o faturamento real. Um valor fixo da mensalidade evita o risco de o titular da licença auferir parte de seus ganhos na economia paralela e, ao diminuir a renda declarada, também diminui as taxas devidas.

A taxa contínua é uma fonte de renda para o franqueador, mas também serve para fornecer suporte contínuo ao franqueado. Na maioria das vezes, o valor da taxa é definido no nível de 5 a 10%. faturamento mensal – acrescenta Karol Kaczmarek. Se os franqueadores optarem por cobrar uma taxa fixa, independentemente de quanto o franqueado ganha, eles devem transferir um valor fixo para a conta do licenciante a cada mês.

Nos primeiros meses de funcionamento, isso pode ser um fardo pesado para o empresário, pois aí seu negócio ainda rende pouco, e ele tem que pagar ao franqueador como se fosse uma empresa farrista. Mas os custos são mais previsíveis. – Se o licenciante decidir pagar na forma de um montante fixo, isso pode significar que a rentabilidade do seu negócio é limitada. Se o lucro potencial tivesse chance de ser muito alto, o franqueador preferiria o sistema de percentual, que seria mais favorável para ele nessa situação, diz o consultor de franquias do sistema PROFIT.