Sistema de cuidados com a saúde na Polônia

O estado atual e direções de mudança desejadas” em uma coletiva de imprensa na quinta-feira. Segundo o presidente, os resultados das auditorias do NIK realizadas nos últimos anos indicam a necessidade de mudanças urgentes, tanto no financiamento quanto na organização do sistema de cuidados com a saúde .

“Este sistema não é amigo do doente, não garante a utilização eficaz dos fundos públicos e ainda cria problemas para as pessoas que dirigem as entidades de cuidados com a saúde e os seus quadros” – acredita o presidente do NIK e acrescenta que é por isso que a Câmara preparou um relatório em que indica quais mudanças são necessárias para que o sistema de cuidados com a saúde seja finalmente amigo do paciente.

Apesar das mudanças, não há melhora na qualidade e disponibilidade – O presidente Kwiatkowski enfatiza que as ações realizadas até agora não trouxeram os resultados esperados – melhoria na qualidade e disponibilidade dos serviços de cuidados com a saúde. “Como seria de esperar, as condições demográficas e epidemiológicas vão aumentar as necessidades de cuidados com a saúde dos doentes, podendo o acesso aos serviços, na ausência de alterações sistémicas, continuar a deteriorar-se” – sublinha Kwiatkowski.

É por isso que o Tribunal de Contas da União, com base nas conclusões de mais de 70 inspeções e nas opiniões de especialistas apresentadas em vários painéis de discussão, elaborou uma análise do funcionamento do sistema de cuidados com a saúde e formulou recomendações sobre as mudanças desejadas. “Sua implementação, na minha opinião – enfatiza o presidente Kwiatkowski – contribuirá bem para a construção do sistema de cuidados com a saúde.”

Dra. Adriana de Góes Soligo | Clínica de Reprodução Humana Assistida

  1. do Rocio, 423 – Conj. 1502 – Vila Olímpia, São Paulo – SP, 04552-000

01130450016 https://adrianadegoes.med.br/histeroscopia-cirurgica-o-que-ela-pode-tratar/